Meningite: alerta sobre o aumento no número de casos da doença
18 de abril de 2022Vacinação infantil: fique de olho no calendário vacinal
21 de junho de 2022De acordo com dados do sistema Sivep-Gripe, o número de mortes por gripe disparou no começo deste ano
A principal responsável pela alta dos casos é a cepa Darwin do vírus influenza H3N2, que se espalhou desde o fim do ano passado. A doença ocasionou o falecimento de 1.515 brasileiros em janeiro e 204 em fevereiro. Esse índice é inédito e supera o total de mortes anuais registradas em quase todos os anos desde 1996.
O Estado de SP vive um aumento no número de crianças internadas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que levou as enfermarias e UTIs pediátricas do estado de São Paulo a operar perto do limite. A síndrome respiratória pode ser causada por três tipos de vírus, sendo que já existem vacinas contra dois deles: covid-19 e influenza.
A vacinação contra a gripe já está disponível e protege contra os casos mais graves da infecção causada pelo vírus influenza, incluindo a Cepa H3N2 Darwin.
Crianças a partir dos 6 meses de idade, jovens, adultos e idosos podem se vacinar. Além disso, grávidas e puérperas também podem receber o imunizante. É importante ter também acompanhamento de um médico especialista.
As unidades da Clínica Imunizando estão abastecidas com a vacina contra a influenza e caso você ainda não tenha se vacinado, entre em contato com a nossa equipe e agende um horário ou informe-se sobre a vacinação em domicílio.