Vai viajar? Fique atento às vacinas
8 de dezembro de 2021Febre amarela e o aumento dos casos no verão
9 de fevereiro de 2022O Estado de SP vem passando por uma alta nos casos de doenças respiratórias
Apesar do avanço da vacinação contra a covid-19 em muitos estados e a diminuição do número de óbitos registrados, o Estado de SP volta a enfrentar, novamente, uma onda da doença com a nova variante do SARS-CoV-2, a Ômicron, muito mais transmissível e apresentando inúmeras mutações genéticas.
Além disso, muitos municípios registraram um aumento significativo nos casos de influenza por conta da variante H2N3, que causou surtos em diversos centros urbanos.
No mês de dezembro, cerca de 136 mil pacientes foram internados no Brasil com problemas respiratórios. Esse cenário fez com que as internações por influenza superassem as de covid.
Dados do grupo Dasa, uma rede de saúde integrada, mostraram que os casos de coinfecção por covid e influenza passaram de 2,02% no período de 29 de dezembro a 4 de janeiro, para 2,86% na semana de 5 a 11 de janeiro de 2022.
Com esse cenário, da alta de casos de doenças respiratórias, São Paulo registra filas e lotação de pacientes com sintomas gripais em hospitais públicos e privados.
É importante ressaltar que a vacinação, apesar de não impedir a contaminação, contribui para que você desenvolva quadros leves da doença, sem a necessidade de internações.
As unidades da Clínica Imunizando disponibilizam doses da vacina contra a gripe para que a população possa se imunizar e também proteger as pessoas ao seu redor. A equipe de enfermagem da clínica realiza atualização da caderneta vacinal e verifica quais as suas pendências de acordo com a sua faixa etária e calendário vigente.