Covid-19 e Influenza: proteja-se por meio da vacinação
17 de janeiro de 2022Vacinação contra a gripe: a importância da imunização
17 de março de 2022Chuva e temperatura elevada são fatores que favorecem a reprodução e proliferação do Aedes aegypti
Além de ser a estação queridinha de muitas pessoas, o verão também traz alguns pontos de atenção, como a febre amarela. Isso porque nesta época o mosquito transmissor em área urbana encontra condições favoráveis para a sua reprodução e proliferação, como temperaturas elevadas, e período com maior índice de chuvas além de pessoas suscetíveis à doença, aumentando assim o risco de surtos.
A febre amarela urbana é transmitida, principalmente, pelo mosquito Aedes aegypti, uma vez infectado, o mosquito transmitirá o vírus até o final de sua vida, que dura de 6 a 8 semanas.
O paciente precisa ser monitorado e se apresentar um dos sintomas abaixo deve procurar atendimento médico com urgência, pois indicam risco de agravamento do quadro clínico:
• Dor abdominal intensa e contínua;
• Diarreia, náusea e vômitos persistentes;
• Febre;
• Sensação de mal estar;
• Icterícia (pele amarelada).
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) atua para evitar locais favoráveis ao desenvolvimento do mosquito transmissor, mas para combatê-los é necessário envolvimento de todos os segmentos da sociedade e trabalho conjunto com a área da saúde. Uma forma de conter o avanço da proliferação do mosquito é evitar deixar acumular água limpa e parada, principalmente neste período de chuvas em todo o estado.
Toda pessoa que reside em “Áreas com Recomendação da Vacina” contra febre amarela e as pessoas que viajarão para essas áreas devem se imunizar.
Quer saber se você precisa ser vacinado? Entre em contato com o nosso time de enfermeiras e saiba mais!
As unidades da Clínica Imunizando possuem doses disponíveis para o público-alvo dessa vacina.