Calendário de vacinação infantil
19 de agosto de 2022A importância da vacina contra a meningite
2 de novembro de 2022De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em todo o mundo, após dois anos de pandemia, foi registrada a maior queda contínua nas vacinações infantis dos últimos 30 anos. O Brasil está entre os dez países do mundo com maior quantidade de crianças com a vacinação atrasada.
De 2020 para cá os índices, que já eram considerados baixos, despencaram, influenciados por condições impostas pela pandemia. Estudos recentes indicam que a aplicação de alguns imunizantes chegou a ter queda de 65% em alguns estados brasileiros em 2020, no mundo, a diminuição foi de cerca de 30% nos primeiros meses daquele ano.
A diminuição da cobertura vacinal em todo o mundo tem causas diversas. Uma delas é a diminuição da percepção, sobretudo por parte das novas gerações, dos riscos das doenças para as quais há vacina.
As vacinas são um marco na história da saúde humana e salvam a vida de 3 milhões de pessoas por ano, segundo dados da OMS.
Importante ressaltar que, existe a falsa percepção que a vacina não é necessária, mas é o contrário. Muitas doenças não são vistas e a mortalidade infantil melhorou por causa da vacinação.