Vacinação contra a gripe: a importância da imunização
17 de março de 2022Aumento dos casos de doenças respiratórias no país
18 de maio de 2022Recentemente uma criança de apenas 4 anos foi internada e veio a óbito após receber o diagnóstico de meningite meningocócica do sorogrupo B
No interior de São Paulo o número de pessoas infectadas pela meningite está aumentando.
Essa infecção causa uma inflamação nas meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infecciosos, como traumatismo.
Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, vômito, rigidez na nuca, sensibilidade à luz e manchas avermelhadas pelo corpo.
A vacina meningocócica ACWY previne a meningite causada pelo meningococo dos sorogrupos A,C,W e Y. A meningite meningocócica é altamente contagiosa e de rápida evolução, com altas taxas de sequelas e letalidade.
A vacina Meningocócica B protege contra a meningite bacteriana causada pelo meningococo B. Veja o esquema de vacinação:
➡Lactentes de 2 a 5 meses: 3 doses com intervalo não menos que um mês com reforço entre 12 e 15 meses;
➡3 a 5 meses: 2 doses com intervalo não menos que 2 meses e reforço entre 12 e 15 meses;
➡6 a 11 meses: 2 doses com intervalo de não menos que 2 meses e reforço no segundo ano de vida;
➡12 a 23 meses: 2 doses intervalo entre as doses não menos que 2 meses e reforço administrado com intervalo de 12 a 23 meses da segunda dose da vacinação primária.
Para as demais faixas etárias até 50 anos de idade o esquema permanece com 2 doses, porém com intervalo não menos que um mês entre elas, sem necessidade de reforço.
Com o crescente número de infectados, se tornou ainda mais importante a prevenção.
Por isso, conte com o time da Imunizando para proteger você e a sua família, entre em contato e faça uma avaliação gratuita da sua caderneta de vacinação junto a nossa equipe.