Vacinação em empresas: proteja os seus funcionários
13 de setembro de 2021Vai viajar? Fique atento às vacinas
8 de dezembro de 2021A cor do mês mudou, mas a luta contra o câncer continua
O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização à sociedade, e principalmente, aos homens, sobre as doenças que afetam a saúde masculina, com destaque à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha também levanta pautas sobre a saúde dos homens de uma forma geral, buscando conscientizá-los sobre outras doenças e também da importância de realizar exames e consultas preventivas para um diagnóstico precoce.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no país, e é a causa de morte de 28% da população masculino que desenvolve neoplasias malignas. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
Entre 2019 e 2020, a Sociedade Brasileira de Urologia estudou queda de 21% nas biópsias e 27% no exame de sangue que auxilia os médicos no rastreamento da doença. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência do câncer de próstata, segundo o INCA.
Existem algumas causas que podem ser relacionadas ao surgimento da doença, como:
– Idade: é mais comum após os 50 anos, mas pode acometer homens de todas as faixas etárias;
– Histórico familiar;
– Estilo de vida: tabagismo, má alimentação e consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
– Obesidade;
– Uso de anabolizantes.
Existem algumas práticas que contribuem para a prevenção da doença, dentre elas estão: alimentação saudável e prática de atividades físicas.
Vale lembrar que o acompanhamento com seu urologista deve estar em dia.
Atualizar as suas vacinas de acordo com o “Calendário do Adulto” preconizado pelo PNI, SBP e SBIM também fará toda a diferença na profilaxia da saúde.
Para isso, conte com a Clínica Imunizando de vacinação, estamos localizados na cidade de SP nas regiões Norte e Leste.