Novembro azul: um alerta para a saúde do homem
19 de novembro de 2021Covid-19 e Influenza: proteja-se por meio da vacinação
17 de janeiro de 2022Muitos destinos exigem uma caderneta de vacinação em dia para turistas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há calendário internacional de vacinação para todos os viajantes. Para cada situação é adotada recomendação personalizada de acordo com os países a serem visitados e duração e tempo disponível para aplicação da vacina antes da partida.
Como já mencionamos, cada país é livre para fazer as suas exigências. Porém, em escala mundial, a vacina mais importante é da Febre Amarela. Trata-se de uma doença infecciosa grave que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue.
Essa obrigatoriedade é mais comum em países da América do Sul, América Central e África, mas não se limita a essas regiões.
Além disso, a vacina contra a covid-19 também está sendo obrigatória, além de um teste PCR negativo horas antes do embarque para muitos destinos. Por isso é importante que você realize todo o ciclo de 2 doses do imunizante e, caso já tenha se imunizado há mais de 4 meses, tome a dose de reforço.
Certifique-se de que suas vacinas de rotina estejam em dia, de acordo com as recomendações de seu país de origem, pois é uma medida eficaz e segura para a prevenção de várias doenças.
Para consultar quais vacinas são exigidas para cada país consulte a página da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – países que exigem vacinação. No site também é possível fazer a emissão da Carteira Internacional de Vacinação.
Em casos de dúvidas, entre em contato com a equipe da Clínica Imunizando e faça uma avaliação da caderneta de vacinação da sua família.